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A Tradição Cristã | Volume 3 | Jaroslav Pelikan
Jaroslav Pelikan
Conforme tento mostrar na introdução deste volume, até mesmo a palavra “teologia” é usada no título (conforme era usada com frequência na Idade Média) em um sentido diferente daquele em que geralmente a usamos. Para nós, a palavra teologia tende a significar o que os teólogos individuais fazem e como eles desenvolvem seus sistemas, mas estou empregando-a quase como um sinônimo de “doutrina da igreja”.
Portanto, o esboço de O desenvolvimento da teologia medieval é modelado principalmente pela evolução das doutrinas e só de forma secundária pelas controvérsias ou especulações dos doutores. Este volume, como seus dois predecessores, está arrumado cronologicamente, embora os t&iac ute;tulos dos capítulos sejam tópicos, em vez de cronológicos.
A data da formulação clássica de uma doutrina ou da conclusão de um importante estágio do desenvolvimento de uma doutrina determina em que ponto discuto essa doutrina, incluindo os primeiros estágios de seu desenvolvimento — a obra Por que Deus se tornou homem, de Anselmo para o capítulo 3, a definição da presença real e o estabelecimento dos sete sacramentos para o capítulo 4, Sic et non, de Abelardo, para parte do capítulo 5, os “cinco caminhos” de Tomás de Aquino para parte do capítulo 6.
Até mesmo as discussões das heresias e de outras religiões, no capítulo 5, estão localizadas no lugar em que estão na narrativa por causa da importância dessas questões na vida e no ensinamento da igreja do século&nb sp;XII.
“Uma história da doutrina magnífica!”
New York Reviews of Books
“Neste volume, Jaroslav Pelikan continua o esplêndido trabalho que já fez até agora nos seus outros volumes da história do desenvolvimento da doutrina cristã, definida como ‘aquilo em que a igreja crê e o que ela ensina e confessa, baseado na Palavra de Deus’. A obra inteira será um indispensável recurso para a história da doutrina e para sua reformulação hoje. As inúmeras citações contribuem para sua usabilidade.”
E. Glenn Hinson
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Conforme tento mostrar na introdução deste volume, até mesmo a palavra “teologia” é usada no título (conforme era usada com frequência na Idade Média) em um sentido diferente daquele em que geralmente a usamos. Para nós, a palavra teologia tende a significar o que os teólogos individuais fazem e como eles desenvolvem seus sistemas, mas estou empregando-a quase como um sinônimo de “doutrina da igreja”.
Portanto, o esboço de O desenvolvimento da teologia medieval é modelado principalmente pela evolução das doutrinas e só de forma secundária pelas controvérsias ou especulações dos doutores. Este volume, como seus dois predecessores, está arrumado cronologicamente, embora os t&iac ute;tulos dos capítulos sejam tópicos, em vez de cronológicos.
A data da formulação clássica de uma doutrina ou da conclusão de um importante estágio do desenvolvimento de uma doutrina determina em que ponto discuto essa doutrina, incluindo os primeiros estágios de seu desenvolvimento — a obra Por que Deus se tornou homem, de Anselmo para o capítulo 3, a definição da presença real e o estabelecimento dos sete sacramentos para o capítulo 4, Sic et non, de Abelardo, para parte do capítulo 5, os “cinco caminhos” de Tomás de Aquino para parte do capítulo 6.
Até mesmo as discussões das heresias e de outras religiões, no capítulo 5, estão localizadas no lugar em que estão na narrativa por causa da importância dessas questões na vida e no ensinamento da igreja do século&nb sp;XII.
“Uma história da doutrina magnífica!”
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E. Glenn Hinson
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Jaroslav Pelikan
Conforme tento mostrar na introdução deste volume, até mesmo a palavra “teologia” é usada no título (conforme era usada com frequência na Idade Média) em um sentido diferente daquele em que geralmente a usamos. Para nós, a palavra teologia tende a significar o que os teólogos individuais fazem e como eles desenvolvem seus sistemas, mas estou empregando-a quase como um sinônimo de “doutrina da igreja”.
Portanto, o esboço de O desenvolvimento da teologia medieval é modelado principalmente pela evolução das doutrinas e só de forma secundária pelas controvérsias ou especulações dos doutores. Este volume, como seus dois predecessores, está arrumado cronologicamente, embora os t&iac ute;tulos dos capítulos sejam tópicos, em vez de cronológicos.
A data da formulação clássica de uma doutrina ou da conclusão de um importante estágio do desenvolvimento de uma doutrina determina em que ponto discuto essa doutrina, incluindo os primeiros estágios de seu desenvolvimento — a obra Por que Deus se tornou homem, de Anselmo para o capítulo 3, a definição da presença real e o estabelecimento dos sete sacramentos para o capítulo 4, Sic et non, de Abelardo, para parte do capítulo 5, os “cinco caminhos” de Tomás de Aquino para parte do capítulo 6.
Até mesmo as discussões das heresias e de outras religiões, no capítulo 5, estão localizadas no lugar em que estão na narrativa por causa da importância dessas questões na vida e no ensinamento da igreja do século&nb sp;XII.
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“Neste volume, Jaroslav Pelikan continua o esplêndido trabalho que já fez até agora nos seus outros volumes da história do desenvolvimento da doutrina cristã, definida como ‘aquilo em que a igreja crê e o que ela ensina e confessa, baseado na Palavra de Deus’. A obra inteira será um indispensável recurso para a história da doutrina e para sua reformulação hoje. As inúmeras citações contribuem para sua usabilidade.”
E. Glenn Hinson
Christian Century
Título: | A Tradição Cristã |
Subtítulo: | Vol 3 | O Desenvolvimento da Teologia Medieval 600 -1300 |
Autor(es): | Jaroslav Pelikan |
Ano de Edição: | 2015 |
Capa: | Brochura |
Acabamento: | Laminação Fosca |
Miolo: | Papel Off-set chambrill book 75 g/m² |
Páginas: | 376 |
Dimensões: | Altura: 23 cm Largura: 16 cm Profundidade: 1,9 cm |
Peso: | 0,545 k.g |
ISBN: | 9788580380392 |
Editora: | Vida Nova |