Família, influência, Paisagem

A influência direta da família em quem somos hoje Leave a comment

Independente da sua configuração, a família sempre será um grande alicerce na vida de todos nós. Não importa se uma pessoa foi criada por seus pais biológicos, adotivos, por um parente ou pelos irmãos mais velhos, esses laços serão eternos. Pensar sobre o valor da família é importante para que o relacionamento que temos com os nossos entes mais próximos sejam sempre cuidados e alimentados.

Por mais que possa haver diferenças e, às vezes, até alguns desentendimentos, família é uma parte da história de cada um que deve ser honrada diariamente, pois é ali que tudo começou. Somos o reflexo daqueles que vieram antes de nós, fazemos parte deste sistema e quanto mais positivo e equilibrado ele for, melhor será também a qualidade da nossa relação familiar.

Grande parte do que você é hoje tem a influência direta da sua família que, através de erros e acertos, contribuiu com o seu desenvolvimento. É importante dizer que esses erros certamente tinham por trás uma intenção positiva de acertar e, de alguma forma, trouxeram algum tipo de ensinamento. Então, te convido a fazer a leitura deste artigo enquanto reflete a respeito da importância que os seus familiares tiveram e têm em sua trajetória, para que os valorize ainda mais.

Existem diversas razões pelas quais a família é importante na vida de um indivíduo. Aqui irei listar os cinco que considero mais marcantes e que mais influenciam o que cada um é e irá se tornar.

1 – Oferece Suporte e Segurança

O ser humano é um ser social e a primeira ideia de sociedade com a qual se tem contato é exatamente a família. É através dela que o sentimento de pertencimento se aflora, fazendo com que uma criança se sinta segura por estar entre os seus semelhantes. Conforme o indivíduo vai se desenvolvendo, surgem novos desafios no caminho e os entes queridos continuam sendo um alicerce.

O início da vida escolar, a escolha da profissão, o vestibular, a primeira desilusão amorosa, o fim de um relacionamento, a perda de um emprego, são exemplos de situações desafiantes pelas quais qualquer um pode passar. A presença da família se mostra como um bálsamo, que alivia as dores e faz com que uma pessoa que esteja passando por uma fase de mudança se sinta mais forte e confiante, o que certamente irá impactar em seus resultados futuros.

2 – Promove o Bem-estar Emocional

Os seres humanos têm necessidades emocionais e supri-las é essencial para o bem-estar de cada um. Desde a infância até a vida adulta, todos precisam de carinho, compreensão e amor, e é na família que essa carência natural é suprida. Saber que existem pessoas que te amam e te compreendem é realmente extraordinário e, certamente, tem uma grande influência na forma como outros tipos de relacionamentos serão construídos.

É importante dizer que cada família ter uma forma diferente de expressar o amor. Enquanto algumas pessoas são mais desenvoltas e se sentem à vontade para falar a respeito de seus sentimentos, outras são mais reservadas e o demonstram mais através de atitudes do que palavras. Por isso, se alguma vez acreditar que não é amado, talvez seja uma questão de conseguir ler nas entrelinhas todo o carinho que os seus entes queridos sentem por ti.

3 – Exemplo de Conduta

Os pais costumam dizer aos seus filhos o que é certo e errado para que, desde cedo, aprendam os valores que irão acompanhá-los por toda a vida. Apesar desse tipo de conversa ser necessária e muito importante, é através dos exemplos que um indivíduo, de fato, aprende a conduta que deve seguir. Se você parar para pensar, certamente irá identificar vários traços em seu comportamento que foram aprendidos ao observar seus pais, irmãos ou outros familiares.

O exemplo é algo tão forte que chega a influenciar, inclusive, na escolha da profissão. Por isso é bastante comum ver famílias em que os filhos atuam na mesma área em que os seus pais. Entretanto, mesmo quando o caminho profissional escolhido por um filho é diferente, certamente ele levará consigo a postura que sempre viu a sua família viver na prática.

4 – Ensina a Lidar Com as Diferenças

Por mais que uma família seja formada por pessoas próximas com diversas semelhanças de valores, ideias e até características físicas, sempre haverá diferenças. Um mesmo casal pode dar origem a um filho tímido e reservado e a outro extrovertido e falante. Raramente os irmãos costumam ter o mesmo tipo de comportamento, e é aí que entra o quarto motivo que comprova o valor da família, que é o de aprender a lidar com as diferenças.

É em casa que um indivíduo começa a ter as primeiras amostras de como será a sua vida em sociedade, porque desde cedo já aprende a lidar com pessoas que têm pensamentos e comportamentos diferentes dos dele. Por mais que isso possa se mostrar desafiador em muitos casos, e até gerar conflitos familiares, é essencial para nos prepararmos para lidar com divergências na escola, no trabalho, sociedade, entre amigos e na vida.

5 – Influência Para Tomar Decisões

Os valores familiares que são aprendidos na infância influenciam as decisões que os indivíduos irão tomar em toda a sua vida, tanto dentro da estrutura familiar quanto fora dela. Fazer escolhas decisivas pode ser desafiador, levando algumas pessoas a se sentirem pressionadas, desamparadas e sem saber como agir. Por outro lado, aqueles que têm valores familiares fortes sentem maior facilidade para tomar decisões, porque têm em suas mentes informações claras a respeito do que consideram certo e errado e de suas prioridades.

É importante dizer que nenhuma família é perfeita, assim como nenhum ser humano também não é. Somos todos indivíduos que tentam, acertam, erram, aprendem, recomeçam. E até nas imperfeições uma família pode ensinar lições poderosas a uma pessoa, a de que é normal falhar e que é através dos tombos que vem o aprendizado, amadurecimento, crescimento e o desenvolvimento. Por isso, honre a sua família, perdoe falhas que possam ter sido cometidas e não permita que ressentimentos te impeçam de viver essa bonita relação em plenitude.

Sua família é o seu bem maior, valorize-a e não permita que a correria do dia a dia te impeça de conviver com os seus entes queridos. Estar entre aqueles que o conhecem desde que chegou ao mundo irá te fortalecer e fazer de você um ser humano cada vez melhor. Aproveite seus momentos em família!

Autor: José Roberto Marques.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *